"Em cada Casa uma Canção, em cada Canção uma Saudade"

FAZENDA FLORENÇA

A Fazenda Florença situa-se em área próxima ao Sítio da Saudade e as Fazendas Pedras Altas e São Luiz.

Foi construída no século XIX, há aproximadamente 150 anos e restaurada no ano de 1982. A origem da formação das fazendas de café foi resultante do desmembramento de sesmarias concedidas a sesmeiros, que diligenciavam a demarcação, procedida pelo agrimensor. Dava-se início a exploração da mata a fim de ser escolhida a sede provisória, da fazenda e das outras edificações. A Fazenda Florença pertenceu à família Leite, com 180 alqueires que foram passados em herança de geração para geração. Atualmente são proprietários da Fazenda Carmen Jeane Goulart e Paulo Luppman de Castro. A Fazenda foi construída na época áurea do café.

A construção da casa-sede é térrea e sobre porão baixo, com planta em forma de U, com pátio interno, destacando-se o grande alpendre formando uma varanda saliente.

No seu acervo as peças de maior interesse são: uma Table des Tritres du Digeste (licoreiro do tempo da Lei Seca na França - século XIX), quadros de José Maria de Almeida, mobiliário feito na Françca com Jacarandá da própria fazenda do século XIX e um armário em vinhático maciço, do sação nobre também do século XIX.

A fazenda hoje destina seu espaço à residência dos proprietários e se dedica a produção de leite, agricultura de subsistência e pecuária.

A Fazenda Florença foi palco de algumas novelas da rede Globo e atualmente recebe grupos para visitação programada (agendar pelo telefone 24 2438-0124), nas modalidades de visitação com lanche e visitação com almoço ou jantar.

Para maiores informações, acesse o site www.fazendaflorenca.com.br.