"Em cada Casa uma Canção, em cada Canção uma Saudade"

FAZENDA VENEZA

A Fazenda Veneza está situada num vale, ao longo da estrada Veneza e entre morros que estão sofrendo reflorestamento com pinheiros. Localiza-se ao sul de Conservatória.

Sua construção da ta do século XIX, sendo restaurada no século XX.

A origem da formação das fazendas de café foi resultante do desmembramento de sesmarias concedidas a sesmeiros, que diligenciavam a demarcação, procedida pelo agrimensor. Dava começo então à exploração da mata a fim de ser escolhida a sede provisória da fazneda e das outras edificações. A Fazenda Veneza teve como um de seus donos, o Barão de Guaraciaba. Viu-se recentemente à beira da ruína total quando foi adquirida e restaurada pelo Sr. Horácio de Carvalho. Com a morte deste, a fazenda passou para sua esposa, Sra. Lili de Carvalho.

A fazenda compõe-se de um conjunto arquitetônico, constutuído de casa-sede e engenho que está localizado na entrada da fazenda. A casa-sede tem sua planta em L, e um jardim interno. Entre a casa-sede e o engenho, localiza-se o terreiro de café. No seu acervo, a manifestação artística que mais se destaca é o engenho de beneficiar café.

A fazenda destina seu espaço a residência de final de semana da proprietária e possui produção de gado de corte, ao plantio de café e reflorestamento. A área da fazenda é de 700 alqueires e possui um mini-zoológico.

Pode ser visitada externamente, somente com autorização.