"Em cada Casa uma Canção, em cada Canção uma Saudade"

Projeto “CONSERVATÓRIA MEU AMOR”

Em 2001 foi iniciado um projeto onde estudantes da comunidade pudessem expressar seu amor à Conservatória e demonstrar que a vocação musical e poética do lugar está presente em todas as gerações: o projeto “Conservatória Meu Amor”. A idéia foi muito bem recebida pela diretoria dos estabelecimentos de ensino do distrito, a Escola Municipal Maria Medianeira (EMMM) e o Colégio Estadual Alfredo Gomes (CEAG). Essa parceria com as escolas tem garantindo o sucesso desde o início.

O projeto tem como objetivo: contribuir para preservação do patrimônio histórico de Conservatória, principalmente seu patrimônio intangível: A SERENATA.

O Projeto “Conservatória Meu Amor” , até o momento, consiste de duas atividades:

1ª) Festival CONSERVATÓRIA MEU AMOR

Jovens estudantes participam de CONCURSOS de CANTO, TROVAS E DECLAMAÇÃO, tendo como contexto as canções de serenata (JOVENS CANTORES), seu cenário e seus símbolos – violão, menestrel, trenzinho, etc– (JOVENS TROVADORES) e os poemas e poetas que enriquecem a tradicional serenata. O evento final do Festival acontece sempre no 3º sábado de Agosto de cada ano. Em 2005 teremos o 5º festival, que incluirá um outro concurso: JOVENS ILUSTRADORES, que concorrerão com desenhos interpretando as trovas finalistas dos concursos de trovas dos anos anteriores.

 

 

 

 

 

Esses concursos são dirigidos aos estudantes da 3a à 8a séries do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio.

Importante: A realização dos Festivais conta com o apoio cultural de artistas-plásticos e micro-empresários da comunidade.

2ª) AULAS DE SERENATA

Esta atividade teve início em Outubro de 2003. Através das aulas os jovens aprendem, com as seresteiras e idealizadoras do projeto, o que é serenata, as canções de serenata, sobre o projeto “Em Toda Casa Uma Canção”, sobre idealismo e a importância do trabalho dos dois irmãos Joubert e José Borges para Conservatória. As aulas incluem saídas em serenata pelas ruas do centro urbano, cantando para os moradores. Em 2004 as aulas recomeçaram em Setembro. Acontecem todas as quintas-feiras, na Praça da Matriz, das 17:30h às 18:30h. É gratuito e qualquer jovem cursando a partir da 2ª série pode participar.

 

 

 

 

 

Idealizadoras e realizadoras do projeto são as moradoras, micro-empresárias e seresteiras de Conservatória Elenice Lessa e Marluce Magno.